Texto: Joel 3:10 / Marcos 1:14-15
Introdução:
- Nas duas últimas mensagens eu falei sobre estes versículos e fiz duas afirmações: 1) Os fortes reconhecem as suas fraquezas; e 2) Os fracos podem ser fortes.
- Hoje eu quero compartilhar um pouco mais sobre o tema e sobre as implicações em nossa vida, examinando o relato do chamado de Gideão.
Texto: Juízes 6:11-32
I – Com Deus somos mais fortes.
- Gideão era mais forte do que pensava.
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
Juízes 6:12
- Gideão estava malhando o trigo escondido, com medo dos midianitas. O Anjo viu além daquela situação presente, ele viu o potencial de Gideão, por isso o chamou de “poderoso guerreiro”. Nem Gideão se via como guerreiro, muito menos poderoso, mas Deus sabia do que ele era capaz de fazer se confiasse em Deus.
- Deus estava com Gideão e isto fazia toda a diferença.
“O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? “
Juízes 6:14
- Enquanto Gideão esperava que Deus enviasse uma resposta, Deus diz pra Gideão que ele era a resposta, isto é, se decidisse enfrentar a situação ao invés de ficar reclamando.
- Gideão obedeceu a Deus, mesmo estando com medo.
“Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia.”
Juízes 6:27
- O medo é algo extremamente normal. Todos nós temos medo. Porém, nós devemos viver pela fé e não pelo medo. Por isso Gideão precisou enfrentar o seu medo.
II – Seja forte e corajoso!
- Encontramos na Bíblia varias exortações a que sejamos fortes e corajosos.
“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”
Salmo 27:14
“Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança.”
Deuteronômio 31:7
“E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.”
1 Crônicas 28:20 (Davi para Salomão)
“Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado”.
2 Crônicas 15:7 (Do profeta Azarias para o rei Asa)
“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.”
2 Crônicas 32:7 (Ezequias para o povo)
“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”
1 Coríntios 16:13
- Por que aparece tantas vezes exortações a que sejamos fortes e corajosos? Porque muitas vezes esquecemos que o Deus em quem depositamos a nossa fé é forte e poderoso.
III – Características de pessoas fortes:
- Reconhecem as suas fraquezas. “Diga o fraco”
- Admitem seu medo, mas não deixam que ele controle as suas vidas. “Seja corajoso”
- Perseveram “Não desanime”
- Cultivam a comunhão com Deus pela oração e pela Palavra.
- João descreve os jovens espirituais como pessoas que venceram o maligno e que a Palavra habita neles.
- Desenvolvem convicção. Ser forte não é ser rude ou grosseiro, mas ser gentil com todos, inclusive com pessoas que pensam diferente.
- Aprendem com as provações.
- Quando Paulo disse que tudo podia em Cristo que o fortalecia, ele disse que “aprendeu” com as diversas experiências que teve.
- Buscam ajuda.
- Conhecem suas habilidades e as desenvolve.
Oração
(Mensagem pregada na Manancial no dia 16/07/2017)
Pr Jorge Luiz Voltarel