Páscoa – Celebrando a maior de todas as mudanças 3
(Mensagem pregada na Manancial no dia 21/04/2019)
Introdução:
1. Páscoa – Significados:
a) Páscoa: significado “passar por cima”, popular “passagem”.
b) Escolhi o texto por causa da referência à morte e ressurreição de Cristo.
c) Símbolo da conversão – morte e ressurreição.
Filipenses 2:1-16
I – Páscoa – a mudança COMEÇOU (vs 1).
“Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão…” (vs 1)
1. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Se estas coisas já são uma realidade na vida de vocês pelo fato de estarem em Cristo…”
2. Quais são estas coisas?
a) Motivação;
b) Exortação de amor;
c) Comunhão no Espírito;
d) Profunda afeição e compaixão.
3. Se Cristo se tornou uma realidade pra nós, se já experimentamos o poder do Espírito em nós, se agora sentimos tocados com o sofrimento do outro, isto significa que Deus começou uma mudança em nós.
4. Dê uma olhada no primeiro capítulo de Filipenses, no verso 6. Deus começou uma obra em nós, mas não completou ainda. Aqui é importante dizer que a salvação tem três fases e neste texto encontramos a primeira:
a) Salvação – Salvação da condenação do pecado (passado);
5. Mudanças que exigem uma nova mentalidade – Romanos 6:4.
“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”
a) As pessoas que trabalham com coaching costumam falar muito sobre “mindset”. Mindset é a programação metal que determina suas ações.
b) Para vivenciarmos as mudanças precisamos ter uma programação mental adequada. Neste caso, precisamos estar nos preparando continuamente para o novo de Deus nas nossas vidas.
c) Isto não significa concordar com tudo o que é novo, mas redimir tudo o que é novo. Em outras palavras, preciso levar Cristo ao novo.
II – Páscoa – a mudança CONTINUA.
“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor…” (vs 12)
1. Neste versículo encontramos a segunda fase da salvação: a santificação.
a) Santificação – Salvação do poder do pecado (presente).
b) Preste atenção na frase “ponham em ação a salvação de vocês”. Em outras traduções podem aparecer “operai a vossa salvação” ou “desenvolvei a vossa salvação”.
c) Deus está agindo em nós para que as mudanças aconteçam (vs 13).
2. De que maneira a nossa salvação precisa ser desenvolvida?
a) Trocando o egoísmo pelo amor (vs 3-4).
b) Trocando a rebeldia pela obediência (vs 5-11).
c) Trocando a indiferença pelo serviço (vs 13-14).
III – Páscoa – o grande final.
“…retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.” (vs 16)
1. Neste versículo encontramos uma referência à terceira fase da salvação:
a) Glorificação – Salvação da presença do pecado (futuro).
b) Paulo faz neste versículo uma referência ao “dia de Cristo” quando Deus vai julgar as obras de cada um dos que creram em Cristo.
2. Você não está na conclusão, mas no meio do jogo. Continue firme, continue dando o seu melhor, continue buscando a direção de Deus, continue contanto com o poder de Deus.
3. Creia na possibilidade de coisas melhores e maiores, creia na possibilidade da virada no jogo, creia na possibilidade de mudança, creia na possibilidade de algo novo acontecer.
4. Quero terminar lendo com você Apocalipse capítulo 4.
Conclusão: Oração
1. Orar agradecendo porque as mudanças começaram e são a garantia da conclusão.
2. Orar pedindo a Deus para renovar a sua fé no poder de Deus que pode mudar as circunstâncias, mas acima de tudo, você.
3. Orar para experimentarmos o novo de Deus.