Texto: Mateus 25:14-30
Introdução:
- Vamos continuar a falar sobre as características de pessoas prósperas. Semana passada começamos a ver a atitude dos dois servos que prosperaram financeiramente. Hoje vamos analisar o relato dos resultados.
I – Características de pessoas prósperas.
1. Elas estão cientes e preparadas para a auditoria da sua administração.
“Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles…” (Vs 19)
a) Na primeira mensagem eu disse que pessoas prósperas possuem uma perspectiva eterna, isto porque de nada adianta ganhar o mundo e perder a alma.
b) A Bíblia diz que quem está em Cristo não tem mais nenhuma condenação, está livre da perdição eterna. Porém, ela diz que seremos julgados em relação ao que fizemos com os nossos bens e recursos.
“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” (2 Coríntios 5:10)
- Veja 1 Coríntios 3:11-15.
- Ilustração do concurso e da inscrição. Você já está inscrito?
- Que tipo de material você tem usado? Perceba isto: tem coisas que fazemos e ficam por aqui, outras, atravessam a eternidade.
2. Fazem orçamento e avaliação
“O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.” (Vs 20)
“Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.” (Vs 22)
a) Como você sabe se está tendo lucro ou prejuízo, se está ganhando ou perdendo?
b) Para saber isto é preciso fazer orçamento e avaliação. Orçamento para saber como gastar ou investir, avaliação para saber se as contas estão dentro do orçamento.
3. Cumprem o seu chamado.
“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel…” (Vs 21)
“O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente…” (Vs 26)
a) Na primeira mensagem eu disse que “Pessoas prósperas respondem ao seu chamado”, mas elas também cumprem ao seu chamado. A primeira afirmação é relativa ao ouvir, entender e se colocar à disposição, a segunda é relativa ao executar e finalizar.
b) Uma observação a se fazer neste texto é que ambos os servos receberam o mesmo elogio. Eles tiveram resultados diferentes se comparados um com o outro, mas tiveram resultados iguais se comparados consigo mesmos. Assim também o servo que não produziu nada não é julgado em comparação com os outros, mas consigo mesmo. O que podemos aprender com isto?
- Deus não nos julga em comparação com os outros, mas em comparação com o que recebemos e as oportunidades que tivemos.
- Deus não faz acepção de pessoas, mas faz acepção da atitude das pessoas.
4. Elas são promovidas.
“Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito.” (vs 21)
a) Deus está nos testando nas pequenas coisas. O que são as pequenas coisas? São os recursos que temos e o teste está relacionado à maneira como administramos estes recursos.
b) Imagine que você tem alguns empregados e quer promovê-los para posições maiores, mas não sabe se eles têm condições de ocupar os seus cargos. O que você faz? Você começa testá-los para saber se estão prontos para ocuparem os cargos maiores.
c) Veja o que Jesus falou sobre o bom servo:
“Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.”
Mateus 24:45-47
5. Elas são generosas.
“Venha e participe da alegria do seu senhor.” (vs 21)
a) Há um ciclo de generosidade aqui. Primeiro o senhor foi generoso ao repartir talentos aos seus empregados. Segundo, dois dos seus empregados foram generosos ao devolver mais do que receberam ao seu senhor. Eles deram e ficaram com mais. Por isso há uma festa para a expressão da alegria que experimentaram.
b) Pessoas prósperas que ver outros prosperarem também. Os empregados não torceram pelo patrão quebrar. O patrão não desejou que os empregados se dessem mal.
c) Veja o que Paulo nos ensina em 1 Timóteo 6:17-19.
II – O nosso Deus é Deus de recompensas.
Pedro lhe disse: “Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te! “
Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.
Lucas 18:28-30
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
Hebreus 11:6
“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”
1 Coríntios 15:58
Oração:
- Para você que ainda não estava inscrito, mas hoje à noite tá fazendo sua inscrição para o maior evento de todos.
- Para Deus nos dar sabedoria na administração dos bens que Ele colocou em nossas mãos e o que estamos construindo ou vamos construir possa permanecer pela eternidade.
- Para que Deus o faça próspero.
(Mensagem pregada na Manancial no dia 15/07/2018)